segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aspectos Físicos Da França

Relevo, Vegetação e Solo

O planalto Francano, por ser uma área bastante elevada (1.040 m de altitude) funciona como divisor de águas do Rio Sapucaí e do Rio Grande, abrigando nascentes e cursos de água, inexistindo grandes planícies fluviais, devido a sua localização, em áreas de dominio da erosão. Ai os solos são arenosos (arenito, Bauru e Boucatu).

Das proximidades da área urbana, o lento traalho de erosão das águas tais como os córregos, ribeirões e rios, provocou o aparecimento da paisagen das colinas de Franca.

Do lado leste, o planalto arenitico basáltico termina com escarpas abruptas. os vales profundos escalvados formam as furnas, dominando o lado norte e nordeste, sendo a mais inclinações mais suaves para o lado oeste.

O cerrado domina maior área, ocupando as partes elevadas do relevo com solos mais pobres (arenito).

As florestas se restringem às encostas e partes baixas

Hidrografia

Destaca-se a bacia do Rio Canoas, maior manancial de abastecimento de água para a população de Franca.

As águas são captadas em três sistemas públicos de tratamento: Canoas, Pouso Alegre e São João, que juntos produzem 1145 litros por segundo, desempenhando função vital no abastecimento público de água e na utilizaçào agrícola.

Clima

O clima de Franca é tropical de altitude, que se caracteriza pelo inverno seco, quando a temperatura média mensal atige 23,5ºC e a preceptação pluviométrica do mês mais seco em torno de 35mm. No verão há grande instabilidade, com grandes chuvas concentradas de outubro a março. Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitaçào anual que é de 1400 a 1500 mm. Novembro a março são os meses mais quentes, com temperatura média mensal variando de 18,4ºC, enquanto a média anual das maxímas encontram-se em torno de 28ºC a 29ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário