segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aspectos Físicos da África do Sul


Clima

Nas plataformas costeiras, o clima varia devido à corrente marítima fria de Benguela, e à de Moçambique, quente. Em seu conjunto, o país tem um clima temperado, exceto no extremo norte, de características tropicais. A temperatura média é de 16ºC na Cidade do Cabo, 19ºC em Pretória e 20ºC em Durban. As geadas são freqüentes no inverno e a estação chuvosa vai de outubro a abril. As chuvas são mais intensas na costa leste e ao longo da cadeia de Drakensberg.

Relevo

O país tem aproximadamente dois mil quilômetros de costa, sendo dois terços no oceano Índico e o restante no Atlântico. Do litoral para o interior, sucedem-se uma estreita faixa formada por terras baixas, uma escarpa que atinge 1.600m de altitude e finalmente um planalto central. A escarpa é mais acentuada na parte oriental, perto do oceano Índico. Ali se eleva a cordilheira de Drakensberg, onde se localiza o ponto culminante do país, o pico Thahana Ntlenyana, com 3.482m. A região interior é de chapadas a pique, alternadas com longos espigões, que lembram a estrutura do sul do Brasil. O planalto domina o relevo do país, que tem quarenta por cento do seu território acima de 1.200m de altitude

Vegetação e Solo

Todo o território do país é sujeito a secas. A África do Sul é também a parte do continente mais afetada pela erosão dos solos, exceto em suas áreas desérticas. Há cinco tipos de vegetação no país: floresta, no litoral oriental e meridional e nas áreas montanhosas; savana (bushveld), formada de mato espinhoso e erva no verão, na parte oriental das províncias do Cabo, Natal e Transvaal; campos (veld), nas áreas elevadas e frias; semidesértica, especialmente no Karroo, e desértica em Kalahari e Namib; e maquis, vegetação mediterrânea, no extremo sul do país.

Hidrografia

A maior parte dos rios possui regime temporário e percurso reduzido. Aqueles que deságuam nos oceanos são navegáveis apenas por alguns quilômetros a partir da foz. Os rios mais importantes são o Orange (2.092km), que desemboca no Atlântico, seu afluente, o Vaal (1.206km), e o Limpopo, que deságua no Índico.

17 comentários:

  1. muito bom me ajudou muito no meu trabalho de geografia .....obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse site, ele me ajudou a fazer meus trabalhos... obrigada

    ResponderExcluir
  4. muito bom voces estão de parabens

    ResponderExcluir
  5. po véi, me ajudo bastante do Trabalho aqui ^^
    Obg *-*

    ResponderExcluir
  6. ate qimfim eu consegui acha essa informação parabens pra vcs

    ResponderExcluir
  7. adorei vcs me ajudaram bastante....
    espero que continuem assim;ajudando quem precisa.
    obrigado=)

    ResponderExcluir
  8. Ameiii vces me ajudaram muito no meu trabalho d geografiia!!

    ResponderExcluir
  9. Brigado, ajudo no trabalho (chato) de geografia!

    ResponderExcluir
  10. NOSSA,demorei pra caramba pra achar isso e so aqui achei e isso me ajudou bastante com o meu trabalho continuem assim

    ResponderExcluir
  11. Bigaduh..amei...me ajudo pra caramba no trab de geo..Bjs

    ResponderExcluir
  12. alguem sabe me informar onde eu axo tudo certinho sobre Africa do sul(aspectos fisicos, humanos e economicos?
    c/ bibiografia e ilustração.
    botei do geito que a prof pediu.

    ResponderExcluir
  13. nossa la nao deve ser muito bom, pois o inverno e rigoroso e o verao e extremo sol

    ResponderExcluir
  14. EU AMEI TIREI 10,00 NA PROVA DE GEOGRAFIA MUITO OBRIGADO POIS APRENDI MUITO NESSE SAITE

    ResponderExcluir